segunda-feira, novembro 15, 2010

- Brasil x Alemanha 4: Pequenos (rosa) Choques Culturais

Quando a gente vem pra morar é tudo diferente. Uma coisa é ficar correndo de hotel pra hotel, estação pra estação, de ponto turístico pra ponto turístico. Quando você tem que cuidar de uma casa, lidar com os sistemas, administrar o dia-a-dia, certamente não é o mesmo. A gente tem os dois lados: é muito bom porque SÓ ASSIM você realmente experimenta a outra cultura (O turista não sabe de nada. O turista tem tudo feito pra ele. É o propósito da indústria. O turista não é bem-vindo, o turista é NECESSÁRIO.). Por outro lado, vêm os choques. Até então, os meus têm sido mínimos, pequenas coisinhas que fazem um pouco de diferença mas não mudam o „core“ da questão. 

Aqui não é fácil achar depilação, manicure… Já cabeleireiro, tem pra todo lado. Quase nenhuma loja ou supermercado aceita cartão de crédito. Você vai ao shopping, pega suas compras e depois não pode pagar se não tiver dinheiro na mão. 

Os filmes e séries da TV são dublados em alemão. Fala sério! Isso é coisa pra TV aberta, pô! Aí, você vai ao cinema e descobre que NENHUM filme está no original. TUDO dublado. Eu já não ia a certos cinemas no Rio exatamente por esse motivo. Não é agora que vou comecar a pagar cinema pra ver filme dublado… em alemão! Então, o cinema morreu pra mim. Muito triste, pois era uma das coisas que eu mais gostava de fazer.

Quando você mora numa cidade universitária, como é o caso de Bamberg, você tem muitas opções de „night“: bares, cafés, boates, festas… Em Ingolstadt tem muito pouco. Aqui o lema é a qualidade de vida e, pra eles, isso não pode ser alcancado com bares e bebedeira e gente gritando na rua. Aqui a vida é mais calma. As pessoas prezam pela saúde física e mental. Existem muitas opções de esportes de todos os tipos, desde a simples pedalada na bicicleta que TODO mundo tem, até esportes radicais. Quem quiser esticar um pouquinho, pode ir pros Alpes  ali em Garmisch Partenkirche dar uma esquiadinha ou saltar nas rampas de esqui. Temos agora a temporada de hockey e os rinks para patinação estão abertos a preço de banana. Aliás, mais baratos do que banana. Aqui, a hora custa em torno de € 2…

Um comentário:

Brenda SilBar disse...

Só filme dublado??????
Ai, que tristeeeeeeeeeeee!!!!!
Odeio filme dublado!

Brasil x Alemanha: os blá blá blás do 7 x 1

Bem, resolvi postar no blog porque aí lê quem quiser e eu não fico flodando a timeline de ninguém. Desde a catastrófica derrota do Br...